Hoje em dia oito a cada dez pessoas utilizam o Google para buscar informações sobre uma empresa. E o fato de não estar presente neste mecanismo de busca pode significar a perda de diversas oportunidades no mercado.
O Google ainda contribui para que a sua empresa prospere cada vez mais, criando ferramentas que tornam mais fáceis estas pesquisas de possíveis futuros clientes.
E entre estas ferramentas está o Google Meu Negócio, também chamado de Google My Business. Ela é gratuita e permite à empresários o cadastramento para que os consumidores tenham acesso a informações como endereço, telefone, site oficial, descrição e até mesmo avaliação de pessoas que já utilizaram os serviços.
Fazer o cadastro nesta plataforma é hoje indispensável em uma estratégia de marketing. Mas você sabe como cadastrar uma empresa no Google Meu Negócio?
Fazendo o cadastro facilitado no Google My Business
Confira este passo a passo em cinco etapas para iniciar o seu projeto de colocar sua empresa de uma vez por todas no Google.
1 – Login na plataforma
O primeiro passo obviamente é acessar a página desta ferramenta:
Clique no menu superior direito em “Fazer Login”. O email de acesso é o mesmo que você usa para acessar o Gmail de sua empresa. Caso já esteja logado na conta Google, você será direcionado para a etapa 2 assim que clicar nesta opção.
2 – Preenchendo as informações em “Adicionar seu Negócio”
Ao clicar em nesta etapa, preencha os campos:
- Nome da empresa;
- País e Região;
- Endereço de correspondência;
- Bairro, Cidade, Estado, CEP;
- Telefone comercial principal;
- Categoria em que se enquadra sua empresa;
- Site oficial;
- E marcar sim ou não na opção “Entrego produtos e presto serviços para meus clientes no local deles”.
Sempre que preencher um dado, clique em “Próxima”. Após preencher este primeiro formulário, clique em “continuar”.
3 – Confirmação de autorização para gerenciamento da empresa
Na próxima etapa verifique se as informações de endereço e contato estão aparecendo no campo indicado. Se estiver tudo “Ok”, preencha a caixa de autorização para gerenciar sua empresa. O Google vai precisar que o endereço esteja correto.
Então iremos para a próxima etapa onde você terá que ter um pouquinho de paciência. O Google irá propor o envio de um código de verificação postal para o endereço que você forneceu e confirmou nas etapas anteriores.
Só com ele será possível adicionar seu negócio no Google.
Veja também como fazer seu cadastro no aplicativo Waze.
4 – Confirmação do local de sua empresa
Após finalizar as confirmações, o Google irá de redirecionar para o seu novíssimo painel de controle. Até que o código enviado não seja inserido na plataforma, você não poderá editar as informações.
Quando tudo estiver Ok, você poderá finalmente colocar a empresa no Maps e editar outras informações relevantes como horário de funcionamento, preços e outros.
Na carta do Google também haverá todos os passos para validar estas informações.
Em média o código chega ao endereço fornecido com 7 a 14 dias úteis. É o próprio Correio responsável pela distribuição da carta.
5 – Informações da empresa
Logo após confirmar a localização através do código, você poderá através de sua conta no Business, adicionar outras informações complementares.
Coloque fotos do estabelecimento, uma descrição de como funciona o serviço, números de telefones alternativos, entre outros.
É também possível alterar o horário de funcionamento através da plataforma sempre que necessário.