Blog Como consultar o IMEI do celular 23 junho 2020

Saber o IMEI do seu celular é fundamental para eventuais bloqueios do aparelho, principalmente em caso de furtos e roubos. Mas nem todos sabem como realizar uma consulta do número do IMEI do celular e este artigo será destinado para estas informações.

O bloqueio do IMEI de seu celular fará que ele não se conecte a mais nenhuma operadora nacional, tornando o aparelho inútil para sua finalidade principal. Esta é uma forma de dificultar a vida do bandido, principalmente com relação a revenda dos aparelhos. 

Mas o que é o código IMEI do celular?

Todos os aparelhos celulares do Brasil e do Mundo contam com um número de série único, algo como o que acontece com os carros. É como se o IMEI fosse o código do Chassi. Esse código é responsável por identificar os celulares individualmente.

Normalmente o código IMEI (International Mobile Equipment Identify), fica localizado na bateria original, caixa, nota fiscal ou através de um código digitado no próprio aparelho.

As operadoras de celular também são responsáveis por fornecer o número do IMEI composto por 15 dígitos e realizar o bloqueio caso seja solicitado.

Como consultar o número do IMEI de um smartphone?

O código além de estar na caixa, bateria, etc, também está presente dentro do próprio aparelho, onde através de uma combinação no teclado de ligação é possível descobrir os seus dígitos. Para obter esta informação, na tela de ligação digite o seguinte código:

  • *#06#

Depois clique no telefone verde, ou na área de efetuar a ligação. Em seguida será exibido na tela do seu smartphone um código com 15 dígitos. Anote-os e então guarde em um ambiente seguro.

Como consultar o IMEI do celular se ele foi roubado?

Se o seu aparelho foi roubado, furtado ou simplesmente aconteceu a perda, não é possível executar a ação acima obviamente. Mas as responsáveis pelos sistemas operacionais dos aparelhos, contam com opções alternativas para esta consulta.

No caso dos aparelhos Android, o usuário só precisa acessar a área do Google Dashboard, selecionar o aparelho relacionado a sua conta e então clicar sobre ele para que o código IMEI seja exibido através do menu de opções.

O Google ainda disponibiliza a consulta através do endereço eletrônico “Encontre meu Dispositivo (Find my Device”. Acesse:

Então clique no ícone ( i ), localizado logo ao lado do nome do aparelho. O menu será expandido e então serão exibidas as seguintes informações:

  • IMEI
  • Primeiro registro
  • Última visualização

Para usuários que utilizem aparelhos com sistema operacional iOS, os famosos iPhone ou iPad, para descobrir o número do IMEI é preciso acessar o seguinte site:

Insira o seu usuário e senha das credenciais do Apple ID e então clique em “Continuar”. Na próxima janela clique em “Dispositivo” e depois sobre o ícone do celular cadastrado naquela ID. Após acessar este menu, o código do IMEI será exibido em uma nova janela, juntamente com outras pequenas informações relevantes.

Bloqueio do IMEI do celular roubado/furtado/perdido

Somente ter o código do IMEI não resolve o seu problema, é preciso bloquear o aparelho para que ele não tenha mais utilidade. Para realizar este bloqueio é preciso ligar na operadora de telefonia celular correspondente ao seu número, falar com um dos atendentes, realizar os procedimentos de segurança e só então solicitar a ação.

Ao entrar em contato com a operadora, também é possível solicitar o bloqueio do seu Chip SIM, onde o seu número ficará restrito, sem utilização até mesmo se for inserido em um aparelho desbloqueado.

É possível utilizar o mesmo número em um chip SIM novo e realizar o desbloqueio para que você não sofra consequências, principalmente se utilizá-lo para ações comerciais.

Boletim de Ocorrência

As operadoras normalmente solicitam o número do Boletim de Ocorrência realizado na delegacia, informando que o aparelho foi roubado, furtado ou perdido. Isso é anexado a ocorrência, justamente para evitar bloqueios sem autorização.

Esteja também com toda a documentação do titular em mãos.

As operadoras podem realizar o bloqueio tanto para aparelhos Android, iOS e Windows Phone.

Destaque em Blog