Blog Tirando o CPF por email na Receita Federal 08 junho 2020

Você que está pretendendo tirar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) online, saiba que a Receita Federal liberou recentemente uma nova maneira de solicitar o documento. Esse método consiste em uma inscrição no sistema através do email.

Para tirar o CPF por e-mail é muito simples e gratuito. Quem tem dúvidas quanto a isso, hoje estaremos apresentando neste artigo um passo a passo bem intuitivo e todas as dicas.

Esta nova modalidade foi criada para que todo cidadão brasileiro possa fazer o procedimento de casa, seja através de um computador ou de um smartphone. Isso evita filas para a solicitação presencial que até hoje é a mais comum.

A Receita Federal instrui a todos que só busquem um posto de atendimento em casos emergenciais. A preferência deve ser sempre através dos métodos online.

Como fazer para tirar o CPF por email

Para poder fazer a inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é preciso:

Passo 1: Enviar um e-mail para o órgão da Receita Federal correspondente a sua região. Os e-mails conforme a localização são os seguintes:

Passo 2: Para preencher o corpo do email é preciso no assunto colocar: “Emissão de CPF”. Então não é preciso preencher mais nada, apenas anexar os documentos necessários.

Passo 3: Os documentos a serem anexados variam conforme a idade do solicitante. Podemos dividi-los nas categorias “abaixo dos 16 anos” e os “acima dos 16 anos.

Para cidadãos abaixo dos 16 anos é preciso anexar os seguintes documentos:

  • RG ou certidão de nascimento pessoal. RG do pai ou da mãe. Caso o pai e a mãe não sejam os responsáveis legais é preciso anexar também o termo de guarda ou tutela;
  • Comprovante de endereço (seu nome ou nome dos responsáveis);
  • Anexe também uma foto do seu rosto (selfie). É preciso estar segurando o documento de identidade ao lado, tanto a frente como o verso. É preciso que apareça a foto e o número do documento de forma legível.

Já para maiores de 16 anos os documentos a serem anexados são os seguintes:

  • Documento de identificação com foto (RG, carteira de trabalho ou outro que comprove a sua naturalidade, data de nascimento e filiação);
  • Caso o RG não esteja atualizado, anexe também a Certidão de Nascimento ou de Casamento;
  • Título de eleitor.

Passo 4: Pronto, basta enviar o email.

Passo 5: Chegou a hora de aguardar até que o número do CPF esteja liberado. Não há informações sobre qual o prazo de emissão.

Solicitando o auxílio emergencial com seu novo CPF

Muitos estão em busca de fazer o CPF para requerer o auxílio emergencial do governo. Assim que você estiver com o número do documento em mãos, é possível dar início ao cadastro no site ou aplicativo do “Auxílio Caixa”.

O documento é uma das exigências para que trabalhadores informais possam ter acesso a esse benefício.

Para solicitar o auxílio acesse:

Situação irregular

Caso o seu CPF esteja irregular, isso poderá atrapalhar o recebimento do benefício. A regularização pode ser feita também de forma online.

Caso o CPF esteja irregular não é necessário pedir um novo. Se isso for feito você terá ainda mais problemas, pois haverá duplicidade do documento.

A regularização do CPF pode ser feita através do seguinte site da Receita Federal:

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