Blog Dicas de segurança para proteger seu celular contra hackers 08 junho 2020

Sabemos que não são somente os computadores que estão sujeitos a ações de hackers não é mesmo? Na verdade, nos dias atuais, os hackers vêm concentrando seus esforços para ter acesso a informações que estão no seu aparelho celular.

Mesmo para tarefas simples como consultar CEP, podem existir alguns aplicativos perigosos para seu celular.

Portanto, lembre-se sempre de utilizar nosso site Buscacep.com.br, assim não precisa instalar nenhum aplicativo de origem duvidosa em seu aparelho.

Isso porque é justamente no celular que estão praticamente todos os nossos dados pessoais, inclusive aplicativos das contas bancárias e o número de nosso cartão de crédito.

E atualmente há milhares de fóruns, tutoriais e tecnologias que acabam facilitando ainda mais o roubo de informações. Basta uma boa motivação e suas ferramentas começam a trabalhar para que a invasão aconteça.

Mas é possível proteger seu celular contra hackers? A seguir veremos algumas dicas que podem dificultar qualquer invasão e tornar o seu aparelho ainda mais seguro.

Qual o principal objetivo de um hacker no celular?

Ao hackear um celular, o criminoso deseja ter acesso sem autorização. Com ele é possível acessar e-mails, mensagens, chamadas, obter senhas digitadas em seu aparelho e outras informações que normalmente lhes beneficiam financeiramente, seja o acesso direto a dados bancários ou através de uma extorsão.

Dicas de como proteger melhor o celular de ataques

É preciso estar um passo à frente dos hackers, onde antes mesmo de ser afetado, é possível tomar atitudes que podem atrapalhar e até mesmo impedir esses planos. E entre algumas destas atitudes para proteger seu celular estão:

Cuidados com novos aplicativos

Jamais instale aplicativos que estão fora das lojas oficiais dos sistemas operacionais, no caso os mais comuns, App Store (iOS) e Play Store (Android). Há aplicativos .apk que podem ser baixados pela internet, mas que não contam com a segurança de estarem nestas plataformas.

Eles podem na verdade até cumprirem o que promete, mas nas pastas ocultas acabam realizando operações por “baixo dos panos” no seu aparelho.

É preciso sempre estar esperto também com aplicativos que são pagos, mas que em algum lugar você encontrou ele de graça. Sempre baixe-os das lojas de aplicativos oficiais.

Mas infelizmente há aplicativos que conseguem burlar a segurança do Google e da Apple, então mesmo que estejam nas lojas oficiais, avalie todas as opiniões deixadas por outros usuários, confira como está a votação do app e sempre leia todas as exigências de acesso que eles solicitam ao serem instalados.

Verificação de vírus

Há quem acredite que os vírus foram criados pelos próprios antivírus, o que até faz um sentido econômico. Mas há diversas opções que realmente fazem um trabalho certo e o ideal é que você tenha um antivírus de sua confiança no celular.

Então faça uma varredura por seu aparelho ao menos uma vez por mês. Eles são constantemente atualizados sobre novas ameaças e com toda certeza se estiver algo de errado no seu celular, ele irá acusar.

Anúncios e redirecionamentos

Muitos aplicativos sobrevivem da exibição de anúncios em seu aparelho. Muitos anúncios são válidos, mas evite abrir aqueles que aparecem em uma página que não solicitou. Tome cuidado também com páginas de redirecionamentos.

Poucos segundos nestas páginas podem instalar malwares sem que você perceba.

Evite anúncios que oferecem coisas gratuitas ou que estejam com um preço muito fora da realidade. Existe um ditado popular que define muito bem esses anúncios: “Quando a esmola é demais até o santo desconfia”.

Emails

O e-mail costuma ser um ambiente mais seguro, principalmente na caixa de entrada, pois a grande maioria dos infectados vai direto para a caixa de spam. Mas mesmo assim evite abrir e-mails de bancos, principalmente se você não tiver conta, promoções mirabolantes, com títulos sensacionalistas como: “SEU CPF FOI CANCELADO, CONFIRA AS INFORMAÇÕES”, por exemplo.

Saiba como tirar o cpf por email

Verifique o remetente do email e confira se a escrita está correta. Desconfie de tudo e de todos.

Dicas para proteger seus dados

Se de um lado você pode evitar ser afetado, por outro é possível fazer algo para que seus arquivos não se percam mesmo que haja uma invasão.

É muito interessante que seja feito o backup dos arquivos. Muitos celulares contam com ferramentas de armazenamento na nuvem nativamente. Isso contribui inclusive em caso de problemas técnicos, perda ou furto do aparelho.

O próprio Google fornece em aparelhos Android a função de proteção dos dados em aplicativos, senhas de Wi-Fi, preferências e outros. Você só precisa ir em configurações > Backup e Restauração. Tudo fica na nuvem e é só fazer o resgate caso precise um dia.

Se o Google conta com o Drive, a Apple conta com backups através do iCloud.

Há também como você armazenar seus arquivos em outros aplicativos como o Dropbox, Flickr, OneDrive e outros. Um backup é indispensável nos dias atuais, principalmente com relação as fotos e vídeos do celular.

Destaque em Blog