Blog ID Correios: O que é, como funciona, funcionalidades 09 março 2020

Você gostaria de navegar com mais segurança nos sistemas disponibilizados pelo Portal dos Correios? Então a partir de hoje você poderá desfrutar do ID Correios, um sistema que foi desenvolvido justamente para fornecer melhores condições de navegação e informações na estatal brasileira.

O que é?

O ID Correios é um mecanismo de autenticação e autorização única aos usuários para o acesso ao Portal Correios e todos os seus serviços disponíveis.

Este serviço é disponibilizado gratuitamente pelos Correios para que o acesso online seja feito de forma mais segura, padronizada e que não exija a necessidade de informar diversos logins e senhas na plataforma.

Todo acesso é unificado e com um único login você poderá conferir informações e desfrutar de serviços como os de:

  • Encomendas;
  • Correspondências (carta, e-carta, telegrama, malote);
  • Embalagens;
  • Marketing direto;
  • Importações
  • Exportações
  • Rastreamento (link);
  • Busca por CEP;
  • E muito mais.

Como funciona o ID Correios?

Este sistema permite o cadastro de pessoas físicas, jurídicas, empresas sediadas fora do Brasil e estrangeiros dentro e fora do país.

Como já citamos, a partir do cadastro, todas as consultas e serviços estarão disponíveis através do painel principal do administrador da conta.

No caso de importações, uma vez que esteja cadastrado na plataforma, não há necessidade inserir novamente seus dados a cada nova importação. O sistema está ligado com a Receita Federal e o processo passa a ser bem mais simplificado.

Mas além da unificação, outra vantagem da plataforma é poder pagar o imposto de importação (ICMS) e outras taxas sem ter que comparecer pessoalmente até uma agência.

Se a sua encomenda for tributada, um aviso será enviado no email ou telefone cadastrado, onde os impostos poderão ser pagos através de boleto bancário ou cartão de crédito. O processo poderá ser feito totalmente online, dispensando a presença nos Correios ou Receita Federal.

Assim que o pagamento do tributo for confirmado a encomenda é liberada e segue para entrega no endereço do importador. Não será mais necessário ir até uma agência para retirá-la.

Através do ID Correios é possível também recorrer à uma cobrança indevida de imposto. Basta apontar seus pontos, enviar documentos e comprovantes que a questão será analisada.

Fazendo o cadastro no ID Correios

Se você quer desfrutar das novidades e facilidades dos Correios, o cadastro é bem simples:

1 – Site oficial

Acesse primeiramente o site oficial:

https://apps.correios.com.br/idCorreios

Então clique em “Cadastrar-se no IdCorreios” que está logo abaixo dos espaços para login.

Selecione o seu perfil, se é pessoa física, jurídica, estrangeiro (dentro e fora do Brasil) ou empresa sediada fora do Brasil.

E clique em prosseguir.

2 – Dados pessoais

Na segunda etapa, insira seu CPF (CNPJ se for empresa ou outro documento), nome completo (nome da empresa), email, email alternativo, data de nascimento, sexo, nome de usuário na plataforma e uma senha de 8 a 15 caracteres.

Não se esqueça de misturar números, letras e caracteres para tornar esta senha mais segura.

Clique em continuar

3 – Confirmação

Então todos os dados cadastrais serão enviados para o email cadastrado, onde você deverá confirma-los e tornar o cadastro efetivo.

Pronto, para fazer o login basta acessar o site dos Correios, clicar sobre o menu “Id Correios” inserir seu usuário e senha e acessar o painel ou serviços desejados.

Não se esqueça de inserir seu CPF nas compras. Ele poderá ser feito através do portal. Assim a Receita irá acabar facilitando a entrada do item no país. Sem um número de identificação é bem provável que sua encomenda ficará retida.

Para mais informações acesse:

www.correios.com.br

Destaque em Blog